Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte, em diferentes linguagens artísticas, que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois inclui a criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além dos gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar anteriormente diferentes linguagens artísticas, traga imagens e/ou outros materiais que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeo), por exemplo. Esse momento será importante para que ganhem repertório e o utilizem nas diferentes atividades da aula.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre o valor de uma obra de arte, acesse:
O valor de uma obra de arte. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/luciano-luppi-1.334309/o-valor-de-uma-obra-de-arte-1.369298. Acesso em 10 Nov. 2021.
Como é determinado o valor das obras de arte? Disponível em: https://jornalibia.com.br/destaque/como-e-determinado-o-valor-das-obras-de-arte/. Acesso em 10 Nov. 2021.
Quanto vale a sua arte? | Rodrigo Falco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mgKryz_VqAw. Acesso em 10 Nov. 2021
As 10 obras de arte mais caras já leiloadas no mundo. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3410/as-10-obras-de-arte-mais-caras-ja-leiloadas-no-mundo?gclid=Cj0KCQiA4b2MBhD2ARIsAIrcB-QWTZj2PmCSLgCJSH2OYx0xZGCbuZzSAfa1SIkzTQuzzQxZiuwwcG0aAtI6EALw_wcB. Acesso em 10 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Notícia impressa ou compartilhada por meio de projeção.
- Equipamento para projeção de slides.
- Computador, tablet ou celular.
- Imagens impressas.
- Tabela para a atividade.
- Canetas hidrográficas.
- Uma folha de papel pardo.
- Texto para a atividade.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
A primeira parte da aula tem como objetivo fazer com que os estudantes comecem a refletir sobre o valor da arte, partindo da leitura de um trecho de uma notícia. Reúna os estudantes em uma roda de conversa para que todos possam participar. Projete ou imprima a reportagem que será analisada com a turma.
O que propor?
Reúna a turma em uma roda de conversa e pergunte:
- Quanto vale uma obra de arte?
- Como o artista coloca o preço em sua obra de arte?
Primeiramente, os estudantes devem trazer seus conhecimentos sobre arte e quanto ela vale. Espera-se que nessas séries os estudantes pensem somente no valor dos materiais que o artista utiliza. Pergunte, então:
- Para realizar uma obra de arte, o artista conta somente com materiais? De que mais ele precisa?
Espera-se que os estudantes digam que o artista tem o trabalho dele, a inspiração.
Projete, então, a reportagem "Artista recebe R$ 450 mil de museu e entrega quadro em branco". Caso não seja possível projetar, imprima o documento que traz o trecho da notícia, disponível nos materiais adicionais, e entregue um para cada dupla. Leia a manchete e pergunte:
- O que levou o artista a entregar uma tela em branco?
- A tela em branco pode ser considerada uma obra de arte? Por quê?
A notícia pode provocar admiração e estranhamento nos estudantes, pois o artista recebeu uma encomenda e entregou uma tela em branco. Discuta sobre o conceito de arte, o que pode ter levado o artista a realizar esse tipo de trabalho e se o dinheiro é importante também para o artista. Os estudantes devem perceber que os artistas ganham dinheiro porque também precisam sobreviver.
Leia o restante da notícia e pergunte:
- Qual a relação entre o título da obra e o quadro em branco?
- Como o museu se sentiu ao receber as telas?
- O que você faria se tivesse encomendado um quadro e recebesse uma tela em branco?
Os estudantes devem perceber que o título fala muito sobre a obra “Pegue o dinheiro e fuja”, pois o artista realizou essa ação. Caso não projete a notícia por inteiro, explique que o artista fez isso como forma de protesto pelas condições de trabalho que os artistas, em geral, encaram no seu dia a dia.
Na última pergunta, deixe que os estudantes deem a sua opinião, mas diga que eles devem relacionar a opinião com o conceito que eles têm de arte.
Sugestões de adequação
Caso não consiga imprimir, nem projetar as imagens, leia a notícia em voz alta para a turma. É importante que eles discutam o conceito de arte X valor da obra, para que possam seguir para a próxima parte da aula.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Nesta parte da aula, os estudantes terão de discutir a partir de uma pergunta disparadora sobre o valor de obras de arte e o que interfere nesse valor.
Divida a turma em grupos com quatro integrantes e explique que cada grupo deve analisar uma obra de arte, o seu autor, a época em que foi realizada e o valor que ela recebeu ao ser vendida. Eles devem considerar fatores que podem ter levado a esse valor e anotar na folha de atividades. Reserve 15 minutos para essa etapa.
O que propor?
Ainda em roda, pergunte para o grupo:
- Por que uma obra de arte vale mais do que outra?
Divida a turma em grupos com quatro integrantes e distribua para cada grupo uma folha de atividades e uma imagem de obra de arte com as informações relativas a ela, o seu autor, a época em que foi realizada e o valor que ela recebeu ao ser vendida. Explique que eles irão observar a obra, ler as informações, conversar com os colegas do grupo, refletir e anotar o que, em sua opinião, levou essa obra a adquirir esse valor de venda.
Sugestão de imagens:
Deixe que os integrantes do grupo discutam entre si e anotem as conclusões a que chegaram de acordo com essas discussões. Circule pela sala e observe a forma como os estudantes estão trabalhando, se estão ouvindo uns aos outros, se algum deles está falando o tempo todo e não deixando os outros falarem também. Interfira nesses casos, apontando a necessidade da participação de todos e mostrando que todos devem ser ouvidos e ter a sua opinião levada em consideração, afinal o trabalho é do grupo, e não individual. Caso algum grupo esteja ainda com dúvidas, pergunte:
- Quem é o autor da obra? Esse autor é bastante conhecido?
- Em que período ela foi pintada? Esse foi um período importante?
- Que técnica foi utilizada?
Caso eles não saibam, permita que utilizem o celular para consultas.
Explique que eles irão compartilhar com os colegas as suas reflexões.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível a consulta sobre os autores das obras pelos aparelhos de celular, leve uma minibiografia impressa de cada um desses autores e entregue para os grupos. Contextualizar quem produziu, quando e onde, é importante para que os estudantes discutam o valor final da obra.
Para o 3º ano, sugerimos trabalhar somente com duas ou três imagens, para que não fique muito complexo. Além disso, os estudantes do 3o ano irão necessitar de uma maior contextualização sobre a produção da obra para que possam relacioná-la com o valor de venda.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Reúna os grupos em uma roda, para que eles compartilhem com a turma a relação que estabeleceram entre a obra e o seu valor.
O que propor?
Peça que um componente do grupo se levante, mostre a obra e leia o que os integrantes consideraram relevante na obra para que ela valesse tanto na hora da venda. Quando terminarem de compartilhar, pergunte:
- Será que todos os autores de obras de arte recebem muito dinheiro na hora da venda? Como eles calculam o valor?
Espera-se que os estudantes citem que nem todas as obras de arte recebem um valor alto quando são vendidas. Pergunte:
- Quanto vale uma obra de arte de um artista de rua, ou um artista não tão famoso? Ela vale o mesmo que uma obra que você analisou? Por quê?
- Artisticamente, a arte de um artista pouco conhecido vale menos? Tem menos qualidade? O que se deve considerar qualidade em arte?
- De que forma esses artistas sobrevivem com sua arte?
Coloque uma folha de papel pardo no quadro e anote as conclusões a que os estudantes chegaram.
A intenção é que eles reflitam sobre o valor que algumas poucas obras de arte recebem, quando comparadas com outras que, artisticamente, também têm seu valor. Muitas vezes, um artista que não é conhecido não recebe um bom valor pela sua obra somente porque não é famoso. Sendo a arte sentimento e também técnica, muitos artistas têm essas qualidades, mas ainda não entraram no "circuito das artes". Os artistas menos conhecidos, vendem suas obras por um valor menor e, portanto, precisam vender mais para sobreviver, ou ter um outro tipo de trabalho para complementar a sua renda.
Sugestões de adequação
Leve para a sala anúncios com o valor de algumas obras de arte. Dessa forma, os estudantes mais novos, como os do 3º ano, poderão chegar a essas conclusões de forma mais concreta. Leve imagens impressas e o valor de obras variadas, desde as produzidas por artistas de rua até réplicas de pinturas famosas, por exemplo.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Proponha que os estudantes leiam uma reportagem em que um especialista em arte descreve elementos que são considerados para estabelecer o valor de uma obra de arte e que verifiquem se ele confirma ou contrapõe as hipóteses levantadas por eles.
Os estudantes irão escrever suas conclusões na própria folha de atividade.
Peça que os estudantes compartilhem as suas conclusões, checando na folha de papel pardo em que você escreveu as hipóteses compartilhadas.
O que propor?
Com a turma sentada em roda, explique que a atividade será uma confirmação ou contraposição das hipóteses que eles levantaram durante a atividade com a imagem a partir da leitura de um trecho de uma reportagem. Entregue a folha com o trecho e leia em voz alta para a turma ou peça que algum estudante leia para todos. Caso não consiga imprimir a folha para todos, leia a reportagem e os estudantes irão realizar as anotações no próprio caderno.
Após a leitura, retome as hipóteses que levantaram e que estão anotadas na folha de papel pardo colada no quadro. Peça que analisem e anotem em seu material as que foram confirmadas pela reportagem e as que não foram. Peça que compartilhem as suas conclusões, faça um check nas hipóteses confirmadas e um X nas não confirmadas. Você também pode utilizar uma legenda com duas cores diferentes: uma para as confirmadas e outra para as não confirmadas.
Explique que não é porque a hipótese não está no trecho da reportagem que ela está incorreta. Nesta atividade estamos comparando dois pontos de vista: o dos grupos e o do especialista. Incentive que eles pesquisem em outras fontes para verificarem se suas hipóteses estão ou não corretas.
Sugestões de adequação
Para as turmas de 3º ano sugerimos que essa atividade seja realizada de forma coletiva, para que compreendam de que forma o texto confirma ou refuta as conclusões a que chegaram anteriormente e que estão anotadas na folha de papel pardo. Leia o texto e faça um check nas hipóteses que o texto confirma e um X nas que ele contradiz.